sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Estrelas são astros luminosos(possuem luz própria),formados principalmente por materiais gasosos(hidrogenio,hélio),com temperaturas elevadíssimas.
No interior das estrelas ocorrem frequntes explosões,que liberam energia e provocam fortíssimo calor.A temperatura no interior do Sol,por exemplo,gira em torno de 20 milhões de graus Celsius.
Existe no Universo um número incálculavel de estrelas de diferentes,tamanhos e temperaturas.O Sol é considerado uma estrela de tamanho pequeno embora existam estrelas bem menores que ele.Algumas estrelas são chamadas de anãs,são até 450 vezes menores que o Sol,e outras chamadas de gigantes,que podem podem ser até maiores que chegam até 1000 vezes que ele.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Os cometas são astros de pequena dimensão,que giram ao redor do Sol.Podemos observar periodicamente cometas de órbitas elípticas,como o Hally,por exemplo.
Os cometas geralmente são formados por três partes:
NÚCLEO-parte central e sólida;
CABELEIRA OU COMA-uma espécie de nuvem de gases que envolve o núcleo;
CAUDA- o rastro deixado pelo cometa,constitue por gases e partículas de poeira.
A luminosidade dos cometas não provém deles,e sim dos raios solares refletidos nas partículas e nos gases que formam sua cabeleira e sua cauda.O Halleyé um dos cometas mais famosos.
Ele se aproxima da Terra a cada 75,76 anos.Sua última aparição ocorreu em 1986(foto acima).
No caso ele irá aparecer em 2061,2062,por aí...mas nunca se sabe.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Netuno é o último planeta do Sistema Solar ele também é conhecido como Neptuno,mas tal qual também é chamado de planeta azul,Netuno foi o primeiro planeta encontrado pela uma previsão matemática,em vez de uma previsão impírica.
Netuno foi descoberto em 23 de setembro de 1846.
A atmosfera de Netuno,apesar de ser semelhante a de Júpiter e de Saturno pode ser composta basicamente de hidrogênio e hélio.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Os Asteróides são os menores corpos celestes do Sistema Solar. geralmente da ordem de algumas centenas de quilômetros apenas. É também chamado de planetoide. O termo "asteroide" deriva do grego "astér", estrela, e "oide", sufixo que denota semelhança.

Os asteroides estão concentrados em uma órbita cuja distância média do Sol é de cerca de 2,17 a 3,3 unidades astronômicas, entre as órbitas de Marte e Júpiter. Esta região é conhecida como Cinturão de Asteroides. No entanto, dentro deste cinturão há diversas faixas que estão praticamente vazias (são as chamadas Lacunas de Kirkwood), que correspondem a zonas de ressonância onde a atração gravitacional de Júpiter impede a permanência de qualquer corpo celeste.

Alguns asteroides, no entanto, descrevem órbitas muito excêntricas, aproximando-se periodicamente dos planetas Terra, Vênus e, provavelmente, Mercúrio,dependendo do tamanho alguns asteróides podem abrir buracos enormes na Terra.
O Big-Bang(Big-grande,Bang-explosão)teria ocorrido com uma explosão a aproximadamente 14 bilhões de anos.
Deveria ter gerado uma exlosão originando o Universo,que ao se expandir jogou no ar um material muito quente,bem denso.Esse material original(gás)começou a se condensar e dando origem a planetas,galáxias,estrelas etc...

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O Sistema Solar é composto por oito planetas e de uma estrela chamada SOL esses planetas se chamam:Mercúrio,Vênus,Terra,Marte,Júpiter,Saturno,Urano e Netuno.
Esses planetas giram ao redor do Sol,pois ele é o conjunto de corpos celestes que se encontram em um campo gravítico, e que compreende os planetas, e uma miríade de outros objectos de menor dimensão entre os quais se contam os planetas anões e os corpos menores do Sistema Solar (asteróides, transneptunianos e cometas)
Antes havia nove planetas e no caso o último daí era Plutão, também conhecido como um planeta do Sistema Solar,mas todos os outros planetas eram maiores do que ele e por isso como era muito pequeno e fica longe dos outros planetas,ficou conhecido como planetóide(pequeno)e por isso foi rebaixado para planeta anão,até os dias de hoje,e por isso hoje só temos oito planetas no Sistema Solar.
Os Meteoros também chamados de Meteoróides,são fragmentos sólidos que vem do espaço,em grande velocidade,em direção a Terra.
No Brasil já cairam meteoritos,um dos mais famosos é o de Bendegó,encontrado em 1784 no interior da Bahia.Parte desse meteorito,pesando 5.400kg,está desde 1888,no Museu Nacional do Rio de Janeiro.


A lua não tem luz própria.A luz que vemos na lua na verdade,é a luz do sol refletida pela surperfície lunar.Por isso dependendo da posição da Lua em relação da Terra e ao Sol.
Exemplos:
A Lua nova acontece quando a Lua está entre(meio) o Sol e a Terra.
Já a Lua cheia acontece quando a Terra está entre o Sol e a Lua.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar com uma órbita localizada entre as órbitas de Júpiter e Urano.Ele é o segundo maior planeta após Júpiter,pois sendo um dos planetas gigantes do Sistema Solar.
Ele é um planeta gasoso,principalmente composto de hidrogenio(97%)com uma pequena proporção de hélio e outros elementos. Seu interior consiste de um pequeno núcleo rochoso e gelo, cercado por uma espessa camada de hidrogênio metálico e uma camada externa de gases.
A velocidade do vento em Saturno,possa chegar a 1.800km/h,é mais rápida do que á de júpiter,mas não tão rápidos quanto as de netuno.

A Glorious Dawn'

A Terra em inglês Earth é o terceiro planeta do Sistema Solar. Além disso, é também o corpo celeste mais denso do Sistema Solar.
A Terra também é chamado de Mundo ou de Planeta Azul,ela abriga muitos seres vivos,incluindo os seres humanos,a Terra é o único planeta que é existente a vida,podem até existir vida em outros planetas mas,por enquanto não foram descobertos ainda.
O planeta formou-se há 4,54 bilhões (mil milhões)de anos atrás.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010


O sol ,é a estrela central do Universo.Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor.
Ele é responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar,pois a massa do sol é de 332 900 maior que a da Terra.